• Jucelma Pereira

Desgaste energético - Entenda a importância do sono



Antes de atribuírmos a falta de energia a qualquer interferência " externa", é de suma importância que avaliemos os nosso hábitos a fim de identificarmos possíveis causas que possam ser consideradas como ofensores do bem -estar.


É muito comum as pessoas se queixarem de apatia, falta de vitalidade e buscarem primeiramente possíveis causas místicas, na tentativa de atribuir o desgaste energético a interferências extrafísica.


Ocorre que, ao observarmos as mais diversas causas de desgaste energético, poderíamos listar diversos fatores que podem contribuir com a perda da energia vital, muitas delas são causados por conta da rotina diária, consumindo assim, as reservas de energia.

Um fator muito comum para perda de energia é não adotarmos uma rotina para o descanso, ou seja, não dormirmos da forma adequada.


O sono é uma das formas mais importantes para o restabelecimento energético, não somente porque desempenha um papel crucial na regulação hormonal conforme já observado pela neurociência, mas também porque é durante o sono que revitalizamos nosso corpo astral, é o momento que a consciência recebe os estímulos do ambiente extrafísico, no qual encontramos a fonte inesgotável de energia.


Dormir pouco causa diversos impactos e promove a sensação de mal estar, além de prejudicar a nossa capacidade física e intelectual, devido a redução da nossa capacidade cognitiva impactando assim em nossa rotina diária.



Estudos apontam que o sono deve incluir no mínimo de 5 ou 6 ciclos completos de 90 minutos para ser considerado reparador.


Em muitos casos, o desgaste energético ocorre devido ao conflito interno, pois a pessoa não consegue consciliar sua necessidade de repouso com suas atividades, por muitas vezes opta por dormir quando deveria estar trabalhando, produzindo ou fazendo algum tipo de interação, gerando posteriormente sentimento de culpa e frustração.

Na visão holística, considera-se que a melhor forma para reduzir o desgaste energético, é a pessoa buscar reeducar-se quanto aos seus próprios limites, encontrando uma forma de usufurir do tempo para um sono reparador e suas necessidades particulares.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo